Aprendizagem de técnicas de gamificação para programas de pós-graduação em educação artística
DOI:
https://doi.org/10.58663/riied.vi7.86Palavras-chave:
inovação educativa, estratégia de ensino, ensino superiorResumo
O objetivo desta investigação era implementar uma estratégia metodológica de vanguarda que utiliza técnicas de ensino do jogo como um facilitador do processo de ensino-aprendizagem. Foi realizada em um estabelecimento de ensino superior no Chile que oferece cursos de Design Gráfico. A fim de dirigir o trabalho utilizando um modelo que aborda dois elementos primários de aprendizagem: percepção e processamento, o Inventário de Estilos de Aprendizagem de David Kolb (1984) foi utilizado para 46 estudantes que frequentavam o curso de Contexto Cultural do Design através de uma experiência prática. Em segundo lugar, foi desenvolvido um jogo que incorpora os quatro estilos de aprendizagem -comodativo, divergente, convergente, e assimilador. Os resultados da investigação apoiam as conclusões anteriores de que a adopção de ambientes de aprendizagem gamificados melhorou o desempenho académico e a vontade de aprender, tendo um impacto favorável no envolvimento dos estudantes e um maior disposição no processo de ensino-aprendizagem. Espera-se que a utilização destas estratégias aumente o envolvimento e a motivação dos estudantes num curso fundamental do seu estudo de ensino superior.